Youtube da Agência Bela
Facebook da Agência Bela
Instagram da Agência Bela
Agência Bela Guarapuava
Blog da Agência Bela
Experiência do usuário é a nova publicidade
15/06/2022
Postado em: Blog
Experiência do usuário é a nova publicidade

Experiência do usuário é a nova publicidade

Tenho certeza que você já ouviu falar deste termo alguma vez. Mas afinal, o que é a Experiência do usuário e porquê esse mercado tem crescido tanto? Eu sou a Mary, Publicitária e Pós-graduanda em Comunicação e Semiótica e na coluna de hoje aqui do Blog da Bela, venho debater esse assunto com você.

A experiência do usuário tem se consolidado e sido cada vez mais reconhecida principalmente no mercado de design de produtos e trata-se de uma área onde o principal objetivo é proporcionar a melhor experiência ao usuário. Quando falamos dessa forma parece algo muito específico e distante, mas a experiência do usuário está mais inserida na nossa rotina do que pensamos: por exemplo, quando você vai a um restaurante não é só a comida que importa, você quer que o ambiente seja bacana, tenha uma boa higiene, que seja bem atendido pelos funcionários, que sua comida chegue no tempo e temperatura corretos e esse conjunto de míni experiências validam a sua experiência final com esse restaurante. Se em um desses pequenos processos a sua experiência não for boa, com certeza ela vai afetar a sua opinião final sobre um lugar, certo?

É pensando nisso que a experiência do usuário surge. Por mais que ela seja majoritariamente conhecida pela UX (User Experience) e seja quase sempre atrelada à tecnologia e produtos digitais, a experiência do usuário é algo que tem estado em alta justamente porque o consumidor tem cada vez mais se importado e buscando satisfação em cada mini processo durante sua jornada de consumo.

É nessa busca pela satisfação e uma boa experiência que podemos conquistar um consumidor feliz: de nada adianta inovar em um produto ou serviço se ele não oferecer uma boa experiência para quem o consome. Um bar diferentão e com drinks super descolados com certeza chamaria atenção, mas falharia com seus consumidores se fatores como o tempo de espera, apresentação do produto, facilidade na hora de realizar o pedido e acessibilidade no ambiente não oferecem uma boa qualidade de experiência.

Mais vale um cliente satisfeito na mão do que dois clientes sem uma boa experiência voando.

Veja Também: