Youtube da Agência Bela
Facebook da Agência Bela
Instagram da Agência Bela
Agência Bela Guarapuava
Blog da Agência Bela
Como o consumidor atual se comporta?
31/05/2022
Postado em: Blog
Como o consumidor atual se comporta?

COMO O CONSUMIDOR ATUAL SE COMPORTA?

Eu sou a Mary, Publicitária e Pós-graduanda em Comunicação e Semiótica e na coluna de hoje aqui do Blog da Bela, venho debater com você os comportamentos do novo consumidor.
Em um mundo (comercial e social) pós-pandêmico tudo e todos passaram por grandes mudanças e adaptações de rotina e é claro, o perfil de consumo também foi afetado por essa grande barra que passamos juntos. Mas o que mudou na nossa forma de consumir?
A primeira grande mudança é o imediatismo: angustiados pelo tédio, os consumidores criaram um novo hábito de consumir conteúdos imediatos e rápidos – muito também atrelado à viralização da rede social TikTok, que oferece conteúdos rápidos e objetivos – e passou a ser mais ansioso com aquilo que espera, sem delongas, nada de atraso, o novo consumidor quer consumir produtos e conteúdo sem enrolação.
A segunda adaptação no perfil de consumo durante a pandemia foi a maior valorização da cultura dos “feedbacks” – de notícia ruim já estamos cheios, por isso o consumidor está cada vez mais atento aos feedbacks que uma empresa recebe antes de consumir para evitar surpresas desagradáveis.
A terceira e não menos importante é a busca pela humanização – sim, por mais “na cara” que pareça, o consumidor pós-pandêmico criou uma necessidade de sentir-se próximo e bem recebido por uma marca ou empresa antes de consumi-la. Podemos dar os créditos a essa mudança, em parte, para a grande onda de assistentes virtuais que foram criadas durante a pandemia para oferecer esse senso de humanidade, utilizada por marcas como Natura, Casas Bahia, Dailus e a grande Magazine Luiza.
Em suma, o novo consumidor ficou ainda mais ansioso (não o faça esperar e nem tente enrolar), busca sempre uma opinião antes de comprar e preza pela proximidade e identificação com a marca e/ou empresa antes de consumir.
Curtiu esse texto? Compartilha com a galera! E se você notou mais alguma mudança no perfil do novo consumidor, não deixe de comentar aqui para a gente conversar.

Veja Também: