Youtube da Agência Bela
Facebook da Agência Bela
Instagram da Agência Bela
Agência Bela Guarapuava
Blog da Agência Bela
Preço x Valor
27/06/2022
Postado em: Blog
Preço x Valor

Preço x Valor: Qual a importância da estratégia de comunicação nesse contexto?

Olá leitor. Quem escreve aqui é a Bruna, Publicitária, mãe da Bela e do Ber e CEO da Agência Bela.

Lá se vão 17 anos no mercado de comunicação e tive a oportunidade de viver vários cenários bem distintos nesse período.

Há algum tempo quero escrever sobre isso aqui, mas agora, preciso de cinco minutos de atenção.

Se prepare, porque vem textão!

Vamos relatar aqui sobre valor e preço.

São conceitos que, embora pareçam ter um mesmo significado, expressam coisas bem diferentes. Ambos estão muito presentes no nosso dia a dia, principalmente para quem trabalha com vendas assim como eu. É um tal de escutar que meu sobrinho faz mais barato ou que o concorrente conseguiu um desconto bem legal!

É necessário que possamos compreender a diferença entre ambos para comprar ou vender da maneira correta. A percepção do cliente em relação ao nosso negócio ou até mesmo o que ele espera de retorno para o seu negócio relacionado, ao o que ele está disposto a investir para ter esse resultado, muitas vezes a curto prazo que ele tento almeja ou espera, vindo de você, profissional.

A estratégia de comunicação se encaixa perfeitamente nesse contexto, principalmente porque é ela quem define o que deve ser feito dentro do mercado e como isso pode interferir diretamente no bolso de muitas pessoas. Para entender mais, não deixe de seguir com a lógica do meu raciocínio, por favor!

O que é preço?

O preço está diretamente atrelado com uma quantia, a quantidade de dinheiro que é atribuída para algum produto ou serviço (literalmente arrancado de um dicionário).

Entendendo por essa perspectiva, o preço é aquilo que os compradores e consumidores precisam desembolsar para ter o que desejam em mãos. Em todos os casos, essa quantia é expressa em números.

Na maior parte das situações, o preço é definido pela soma de todos os custos que estão envolvidos no processo de desenvolvimento de um determinado produto ou serviço. Isso quer dizer que elementos como tempo, mão-de-obra e materiais utilizados contam para a definição do valor final a ser entregue aos consumidores. Eu sempre levo isso bem em conta e deixo isso muito claro para o meu cliente, prospect ou lead. O meu trabalho é sim, medido no meu custo de estrutura e é impossível competir preço com um freelance.

Mas, eu não vendo preço. Eu vendo valor. Mas o que é valor?

Distanciando-se totalmente do conceito atribuído à preço, o valor – que é o que eu sempre vendo – se refere diretamente a algo que pode ser subjetivo, ou seja, é particular.

Na comunicação, vender valor é basicamente atender de uma forma desengessada, de uma forma particular e claro, personalizada. Nenhum de nossos clientes recebe o mesmo tipo de serviço que o outro. Cada um é atendido de maneira singular e o resultado de cada um é medido não apenas por nós que fazemos a estratégia de comunicação do cliente, mas principalmente está atrelado à perspectiva de crescimento alinhado ao planejamento estratégico.

Pensar em atribuir um valor diferente a um mesmo objeto ou serviço não é errado! E isso pode ser bem observado por meio dos autônomos. Estes definem a importância que uma determinada ação tem para os clientes. Além disso, ter uma equipe pensando em estratégias certas para o negócio, agrega muito mais valor do que uma cabeça pensando sozinha e executando sozinha todas as ideias. Muitas vezes um empresário, comerciante ou empreendedor aposta nesta ideia, uma vez que, para o concorrente deu certo.

O valor também pode levar outros elementos em consideração como, por exemplo, o apego emocional. Se uma empresa possui um objeto ou uma campanha passado de geração em geração, mas a marca precisa vendê-lo, provavelmente, o valor atribuído será bastante alto. Desse modo, ele poderá estar defasado e, com isso, exigir mudanças ou um toque de modernidade. Não se pode vender determinado produto, com desgaste por tanto tempo, sem passar por modificações ou atualizações.

Mas aí, Bruna, qual a importância da estratégia da comunicação nesses casos?

A estratégia de comunicação está diretamente ligada ao contexto de um plano que a empresa, marca ou negócio deve seguir para que os produtos e serviços sejam vendidos. Sendo assim, ela representa qualquer comunicação que seja reproduzida dentro da empresa levando em consideração um planejamento – o acompanhamento massivo de cada conta de maneira personalizada. Ao propor uma estratégia, é necessário adotar um método assertivo para que a comunicação saia como planejada.

Dessa forma, nossos profissionais encarregados de colocar esse conceito em prática vão utilizar os melhores métodos para conseguir chamar a atenção do público-alvo. Dentro do contexto de valor e preço, a estratégia de comunicação da Agência Bela tem como principal objetivo chamar a atenção dos consumidores independente se é utilizado midia on, off ou comunicação integrada. Quando ela se mostra convincente o suficiente, poderá gerar mais lucros e, consequentemente, mostrar ao público que os produtos são relevantes para o dia a dia e merecem ser adquiridos.

Além disso, uma boa estratégia de comunicação também ajuda a atribuir tanto o preço quanto o valor de um determinado produto ou serviço. Ela pode levar em consideração tanto a necessidade do consumidor quanto a demanda de mercado e a quantia estabelecida por outras empresas.

Somos muito mais que 12 posts por mês ou um feed bonitinho. Nós somos a inteligência na comunicação por trás do seu negócio!

Veja Também: